quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como Planejar BEM Uma Fanfiction

Tá, eu sei que aqui no blog tem tutoriais sobre tudo o que se pode imaginar, mas o que falta? Sobre como planejar uma fanfic do melhor modo possível, claro que existem outros jeitos, mas acho esse o mais "organizado" e é o que dá mais certo comigo. Então, vamos lá!


  1. Tenha em mente sobre como será o enredo principal e escolha os personagens principais.
  2. Em que época, e onde se passa a fanfic? Exemplo: Londres, 1819. Portanto escreva sobre o ambiente da época, não adianta ser 1819 e terem altas tecnologias como agora! Pense bem.
  3. Pense sobre o que acontecerá no início, o que dará origem a todo o enredo.
  4. Já no início, pense o que acontecerá no fim. Por exemplo, o fim deve ser marcante e inesperado, deve ser algo que prenda o leitor na fic, e que ele fique triste porém feliz que acabou.
  5. Pense sobre o modo que você irá narrar a história. Será em terceira pessoa, em primeira? Talvez outro modo?
  6. Anote todas as ideias, e risque as que não usará. Pense em todas as saídas possíveis para cada momento, escolha a mais provável ou a que você gostou mais.
  7. Pense na personalidade e aparência dos personagens e as descreva no decorrer dos capítulos. Principalmente se for uma fic original.
  8. Não tenha pressa para os acontecimentos, os escreva de maneira natural. Nem tão rápida, nem tão lenta.
  9. Mantenha cada capítulo com um formato bom, eu por exemplo, gosto de que todos os capítulos das minhas fics tenham no mínimo 1.000 palavras, e no máximo 3.000, isto é um formato bom a meu ver. Mesmo que as vezes não dê muito certo, não se preocupe com isso, pode acabar de um capítulo ficar mais curto que o esperado ou maior, mas tudo bem, somos humanos, e nem tudo é perfeito como chocolate!
  10. Pense se ela terá um antagonista de fato, pense na "ocupação" de cada personagem, tipo, protagonista, deuteragonista, antagonista, coadjuvante, etc. E tal personagem tem um segredo que ninguém sabe? Mostre no decorrer da fic pistas que o ligam ao segredo.


Foi isso gente, espero ter ajudado!
Beijos, até a próxima!
By: Jennifer

3 comentários:

  1. Olá :)

    Conheça meu Blog

    http://sosmetanoia.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amoor, esse blog ta horrivel! Esse fundo péssimo e essa letra roxa é de doer os olhos. Cara eu to a mais de 10 minutos tentando decifrar uma frase desse blog mas não dá! Ta um horror! Que dó de vcs. Como lerei a materia se nem consigo ver oq ta escrito? Arrumem isso por favor. Eu realmente estava com vontade de ler os seus posts mas a estetica daqui nao ajuda :(((

    ResponderExcluir